Aqui vou tratar quase que exclusivamente de Música,Cinema e Literatura. Sugestões que serão pontuadas pela curiosidade, qualidade e algumas pela indisponibilidade na rede mundial.
Li as três obras 1808, 1822 e 1889 de Laurentino Gomes; uma leitura acessível, agradável e extremamente estimulante, talvez porque eu seja justamente, professor de História, achei que o autor acertou a mão. Utilizando uma bibliografia de qualidade (li boa parte das referências), ele conseguiu em cerca de 400 páginas, cada volume, dar a dimensão precisa destes períodos fundamentais da vida do Brasil. Particularmente, gostei mais do 1889, talvez pela proximidade de nosso tempo e das histórias que meu pai contava sobre o meu avô nascido em 1849 e testemunha ocular de alguns fatos narrados. Lançado em 2013 pela Globo Livros. Possui 415 páginas. Sensacional.
Jennifer Lawrence nasceu Jennifer Shrader Lawrence em Louisville, Kentucky, EUA, no dia 15 de Agosto de 1990. Alguns de seus filmes são: Vidas que se Cruzam (The Burning Plain-2008), O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook-2012) e Jogos Vorazes (The Hunger Games-2012).
Lançado em 2011, In the Spotlight mostra a veterana Suzi Quatro, nascida em 03 de Junho de 1950, mandando bem o seu rock'n'roll. Seguem algumas faixas:
Trilha sonora à altura do filme e do livro, respectivamente de Ridley Scott e Philip S. Dick. Capitaneada por Vangelis, que veio bem acompanhado por nomes como Tom Scott e New American Orchestra, tornaram cada faixa, clássicos inesquecíveis. Uma pérola para ser ouvida a qualquer hora. Segue trilha completa:
No Brasil recebeu o complemento de O Caçador de Andróides. Revi pela enésima vez; segue sendo fantástico este clássico originado dos escritos de Philip S. Dick. Com a tecnologia atual, pude observar mais detalhes e muito principalmente, o making off que dá subsídios para a compreensão do nascimento, da criação de uma obra-prima.
A versão do diretor me parece mais condizente com todo o contexto, um ambiente dark, um típico filme noir, ainda que de ficção científica, alterando a cena final, que achava totalmente incongruente. Importante mencionar: uma excepcional trilha sonora com destaque para o grego Vangelis.
Vamos a história; quatro replicantes chegam à Terra, mais exatamente, Los Angeles, para encontrar o seu criador com a finalidade de estender seus tempos de vida, pois possuem apenas mais 4 horas. Rick Deckard (Harrison Ford) é escalado para eliminá-los; nessas idas e vindas, Deckard se envolve com Rachel (Sean Young), uma replicante mais evoluída que os demais, uma quase humana, por quem se apaixona. Após superar os replicantes Leon (Brion James) e Pris (Daryll Hannah), o policial terá que enfrentar o líder, Roy (Rutger Hauer) no confronto final da história, que comportará apenas um vencedor. Realizado em 1982. Possui 117 minutos e "zilhões" de admiradores. Totalmente cult. Segue o trailer:
Grande obra realizada por Samuel Fuller, diretor de Agonia e Glória. Neste, Fuller detona com o modo de vida americano. Uma crítica contundente que coloca o espectador atento desde a primeira cena. Nela, Kelly (Constance Towers) aparece surrando um bêbado num apartamento, ele lhe arranca a peruca, revelando a careca dela. Após, ela retira 75 dólares, deixando o restante, cerca de 800, dizendo que não é uma ladra, apenas levará o que lhe era de direito. Fica claro que ela é uma prostituta de luxo.
Após esta cena, o filme passa para 3 anos adiante, quando Kelly chega a uma cidade pequena, decidida a mudar de rumo, ainda assim faz um último programa com o policial Griff (Anthony Eisley) que a recomenda para Candy, uma cafetina vivida por Virgínia Grey, dona de um prostíbulo de luxo, afastado da cidade, porém, Kelly consegue emprego num hospital para crianças vítimas de (provavelmente) paralisia infantil, onde se destaca e é benquista por todos; isso desagrada Griff. A situação se agrava para ele, quando o homem mais rico da cidade, o jovem Grant (Michael Dante) se apaixona por ela e a insere na vida social da cidade.
Kelly revela o seu passado, ma isso parece acelerar a ideia de casamento e Grant a pede em matrimônio; pior, Griff é convidado para padrinho por Grant.
Evidentemente, a história não termina por aí, seria uma obviedade, Grant esconde um segredo que vai mexer com a sua relação com Kelly e com a cidade. Um final sensacional e surpreendente, onde até a ausência de cabelos no início do filme é revelada. Possui 90 minutos e foi lançado em 1964. Produzido em preto e branco.
Já manifestei mais de uma vez por aqui, a minha admiração pela obra de João Antônio. Apresentei anteriormente o clássico Malagueta, Perus e Bacanaço e agora, este que é o seu segundo livro, Leão de Chácara que reúne contos do submundo, ampliando o universo do primeiro, pois desta vez, Rio de Janeiro é contemplada com o universo de três deles: Leão de Chácara, Três Cunhadas e Joãozinho da Babilônia, além de um paulistano, Paulinho Perna Torta. Há mais de uma editora. Possui 192 páginas. Lançado em 1975. Leitura imperdível.
Anne-Sophie Franck nasceu na França em 1986. Não conseguimos o local de nascimento, nem a data. Atuou em Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds-2009).
Grande álbum lançado em 2002 pelo ex-Soda Stereo, Gustavo Cerati. Seu terceiro solo inclui grandes hits que viraram clássicos do rock'n'roll portenho como Cosas Imposibles, Señales Luminosos, Torre de Marfil, Vivo e Karaoke. Seguem vídeos.
Semana passada aconteceu algo que deveria ocorrer com mais frequência; isto é, como existe uma infinidade musical e a gente fica ouvindo coisas muito boas que vão caindo à nossa frente, às vezes, o supra sumo, o "top dos tops" fica relegado a um plano secundário, mas, do nada, no meio de mais de 5.000 arquivos, ele se apresenta, pedindo para ser ouvido na íntegra e aí, bom aí, percebemos que devíamos degustar obras-primas com mais assiduidade. Abbey Road merece audição do início ao fim, mais de uma vez. Os adjetivos são sempre no superlativo. Para destacar, ficaria com as do Harrison, Something e Here Comes The Sun. Segue o álbum:
Fomos (eu e minha filha) assistir Rio 2. Excelente! Saldanha lidera um grupo de profissionais super competentes que desperta a curiosidade dos adultos para filmes infantis. Desta vez, a aventura de Blu, a ararinha azul + sua família se passa quase que exclusivamente na Amazônia brasileira. Nela, além dos personagens encantadores do primeiro, acrescenta outros que tem participação decisiva para a boa diversão. Vale a pena. Cinema de qualidade. Recém lançado. Tem 101 minutos. Segue o trailer.