sábado, 18 de abril de 2015

Literatura


Dica de Leitura

Anestesia Local - Günther Grass


A morte de Eduardo Galeano, excepcional nome da literatura sulamericana no mesmo dia, eclipsou o passamento do grande talento alemão do pós-guerra, Günther Grass, que teve uma vida polêmica, mas riquíssima em acontecimentos. Faleceu aos 87 anos.
Sua maior obra, a mais conhecida é O Tambor, que teve sua filmagem dirigida por Volker Schlöndorff, e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.
O que sugiro aqui, Anestesia Local, é o único que li dele. uma ficção onde o personagem principal, o professor de ensino médio de Alemão e História, Starusch vive às voltas com dores, geralmente de dentes, que irradiam para a face toda e esse tempo que passa em cadeiras de dentistas, ele aproveita para reflexão de sua vida, tanto profissional, quanto no plano afetivo, imaginando diálogos com a televisão ligada no consultório odontológico.
Num segundo momento do livro, após uma interrupção do tratamento, o professor passa  a sofrer com a possibilidade do que viu na tevê se tornar a sua realidade diante de seus alunos.
Originalmente publicado em 1969, o meu exemplar é da Editora Globo. A tradução é de Lya Luft, quando ainda assinava, Lya Fett Luft, isso no ano de 1974. Possui 214 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário