quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cinema



O Imperador do Norte - Direção de Robert Aldrich


O diretor é mais conhecido pelos trabalhos de Os Doze Condenados, Vera Cruz, O Que terá acontecido a Baby Jane?; mas este " O Imperador ..." é um grande filme, especialmente, porque reúne grandes atores, um bom enredo passado num período emblemático da história norte-americana; a Grande Depressão.
Nesta fase, o desemprego atingiu números gigantescos e o número de pessoas desempregadas bateu recordes. Para sobreviver, parte de contingente, corria o país em busca de oportunidades. Uma forma era através de trem, tentando viajar de graça.
Na película, Shack (Ernest Borgnine) é o austero controlador dos vagões, encarregado de impedir os "vagabundos", como eram chamados os desempregados, de conseguir seu intento, utilizando de violência feroz, incluindo aí a possibilidade de morte.
A N.1, como era chamado o personagem de Lee Marvin, era um herói entre eles, porque encarnava o espírito libertário, que ludibriava os encarregados dos trens. Faltava superar Shack.
Cigaret (Keith Carradine) é um desses desvalidos, que nutre admiração por A N.1 e seu principal seguidor. Sonha em ser o grande discípulo. Juntos, enfrentarão  o temível Shack para o júbilo da turba.
Produção de 1973. Tem 118 minutos.
Segue o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário