segunda-feira, 25 de julho de 2016

Literatura


Dica de Leitura

Uma Varanda sobre o Silêncio - Josué Montello


Recém vi o documentário Hércules 56, que traz depoimentos tanto dos ativistas que raptaram o embaixador americano em 1969, quanto os presos que foram trocados e seguiram para o México naquele Setembro.
Isso me inspirou a indicar esta obra do maranhense Josué Montello, que trata da espera/busca de Luciana pelo filho Mário Júlio, desaparecido durante o período da ditadura brasileira iniciada em 64.
Mário Júlio desaparece logo depois do sequestro e morte do filho do embaixador norte-americano no Brasil. 
A mãe não quer acreditar ou desconhece a participação do filho, para ela, ele está desmemoriado e não consegue retornar. 
Dezesseis anos passados, vem a anistia e Luciana segue na espera. Nesta busca, ela conta com Acrísio, que suspeita do real fim de Mário Júlio, mas prefere conservar as esperanças da mãe.
Luciana resolve utilizar os meios de comunicação, assim, participa de um programa de televisão, onde apela pela volta do filho.
Ela é procurada por um sujeito que atualmente participa de uma seita religiosa; hoje convertido, antes um tenebroso passado em que fora policial e torturador.
Ele revela a verdade, a morte de Mário Júlio, fato ligado ao rapto, mas Luciana se nega a acreditar na história e persiste na espera do filho.
Obra lançada em 1984 pela Editora Nova Fronteira, possui 352 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário