Dica de Leitura
O Dossiê de Odessa - Frederick Forsyth
Depois de assistir o filme (O Dossiê de Odessa), desconfiei que o livro continha mais e diferentes situações que a limitação de uma película determina; então fui atrás deste best seller; consegui um usado em bom estado da 2ª edição.
Realmente, a história do jornalista Peter Miller que ganha de um amigo policial o dossiê de um velho judeu suicida, ganha corpo e detalhes no livro como a presença mais intensa da polícia secreta israelense, a Mossad e um final ainda mais interessante.
Desta forma, temos três epílogos diferentes: a da vida real (o nazista SS Edouard Roschmann morreu em 1977 no Paraguai) e as do livro e filme, que obviamente não revelarei aqui, porque ambas narrativas são o clímax de cada obra.
Escrevo apenas que o consagrado autor fez grande pesquisa, construindo sua ficção dentro de um contexto que está repleto de fatos verídicos, tornando a obra interessante não apenas por si só, mas pela quantidade de relatos reais acontecidos na Segunda Grande Guerra e dos desdobramentos dela nas décadas seguintes.
Escrito em 1972, o meu exemplar é da Editora Record, possui 274 páginas. Grande leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário