sábado, 30 de março de 2019

Cinema



O Bar - Direção de Álex de La Iglesia



Filme recente do diretor basco Álex de La Iglesia que mostra o encontro de pessoas bem diferentes num bar de Madrid nos dias atuais. A maioria vai para tomar cafezinho, na verdade.
Quando um deles sai e é alvejado na calçada, o pânico fica estabelecido.
Ao notarem que o atingido ainda vive, após breve hesitação, um deles resolve salvá-lo; sai rapidamente, mas também é acertado mortalmente.
No pânico, porém, misteriosamente, as pessoas somem da rua, assim como os cadáveres. Ninguém mais transita por ali, a polícia vem e não os vê, apesar dos acenos e gritos, no entanto, eles não se sentem encorajados a sair à rua.
Ficam sós, novamente, começam  as desconfianças e teorias dentro do bar.
Aos poucos, a civilidade de cada um passa a dar lugar ao instinto selvagem que habita todo ser humano.
A ausência de contato com o mundo externo ao bar (telefone fixo, celulares, internet), nada funciona, nem a televisão cobre o atentado. Isso acirra os ânimos; surgem teorias conspiratórias desde atentados terroristas até presença de maníacos que tentam infectar o grupo com vírus mortais. A desconfiança se generaliza.
As primeiras vítimas mortais entre eles aparecem.  o número de sobreviventes diminui; por fim, restam 4, depois 3, depois ...
Lembrei de Os Pássaros de Hitchcock, porque, no final, nos créditos, percebemos que não é apresentada uma razão para tanto disparate na vida daqueles frequentadores do Bar.
Produção de 2017, possui 102 minutos. No elenco estão Blanca Suárez (Elena), Mario Casas (Nacho), Tereza Pavez (Amparo) e Secun de La Rosa (Satur).
Segue o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário