quinta-feira, 9 de abril de 2020

Cinema



Um Retrato de Mulher - Direção de Fritz Lang


Está aí um suspense maravilhoso do grande diretor alemão que se radicou nos EUA, autor do clássico Metrópolis, entre outros.
Richard Wanley (Edward G. Robinson) é um professor que fica só, pois a esposa e filhos se ausentam. Logo à noite,  ele se reúne num hotel com dois amigos, um da área policial e outro, médico que sugerem uma ida ao cabaret, já que o trio está solteiro, antes, Richard fica admirado com um quadro de uma mulher extremamente bela na janela deste hotel. 
Depois de alguns drinques, o convite é renovado, mas Richard refuta, prefere ler um livro e orienta um funcionário da portaria para acordá-lo às 22:30 h.
Ele vai até a calçada, voltando a admirar o quadro da bela e agora, soube, misteriosa mulher, também. Para seu espanto, ela aparece e o convida para um encontro. Relutante inicialmente, Richard se rende à beleza da jovem que se diz solitária.
Vão até a casa dela, porém, surge o amante que agride Alice (Joan Bennett); Richard reage e entra em luta corporal. Está levando a pior, quando a mulher lhe passa uma tesoura; com ela, o professor desfere vários golpes, matando o agressor.
Após minutos de extremo nervosismo, ambos reconhecem que poucos ou ninguém sabiam do caso amoroso dela e, lógico, deste encontro fugaz entre eles.
Resolvem dar sumiço no corpo, achando assim, que o problema estaria resolvido.
Começa o drama para Richard, especialmente, porque seu amigo promotor avança nas investigações e vai lhe detalhando os passos que parecem cercá-lo.
O quadro piora quando se sabe que o morto era um industrial famoso, que possuía muita grana e guarda-costa quase que em tempo integral.
Este último, resolve chantagear a amante de seu patrão, dando uma emoção adicional a trama.
A situação vai ficando cada vez mais difícil para Richard e Alice.
Um desfecho surpreendente coroa este clássico noir.
Filmado em 1944, possui 98 minutos. É preto e branco.
Seguem o trailer e o filme completo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário