segunda-feira, 13 de abril de 2020

Cinema



Rio Conchos - Direção de Gordon Douglas


Que bela surpresa este western realizado em 1964. 
Provavelmente, se fizerem uma enquete dos 50 maiores filmes deste gênero, ele estará de fora, pois é de um diretor pouco conhecido e atores que não são exatamente da primeira lembrança da maioria das pessoas; talvez os cinéfilos poderão elencar 5 ou 6 obras do trio principal sem puxar muito pela memória, os demais, duvido, mas tem todos os ingredientes necessários para uma grande película. 
A história começa com a morte de vários apaches no momento em que enterram um dos seus. Lassiter (Richard Boone) os abate sem piedade, ele tem seus motivos para tremendo ódio. Ao longo do filme, Lassiter, um ex-soldado confederado teve a família torturada e morta por essa tribo, liderada por Camisa Vermelha.
O capitão Haven (Stuart Whitman) é um major ianque foi designado para a recuperação de rifles que caíram em mãos dos índios e, provavelmente, serão repassados para um coronel confederado, inconformado com a derrota de seu exército na guerra da Secessão. Pardee (Edmond O'Brien) sonha em montar um novo grupo e atacar seus oponentes.
Haven contará nesta batalha pela recuperação dos rifles com Franklin (Jim Brown), um Blue Soldier, mais Lassiter, que quer vingança e Hernandez ou Martinez, conforme a ocasião (Tony Franciosa), um bandido de origem latina, que é salvo da forca para cumprir essa jornada.
Até atingir o objetivo, este quarteto passa por várias situações de aprêmio como enfrentar mexicanos que querem a carga da carroça do grupo, apaches, bandidos em um bar, até a batalha final, diante dos apaches que apoiam Pardee, entre eles, Camisa Vermelha.
Destaque para a bela Wende Wagner no papel de uma índia que se juntou ao grupo do major Haven.
Produzido em 1964, possui 107 minutos.
Um grande western escondido no meio de tantas obras-primas:
Segue o trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário