sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Literatura


Dica de Leitura

Angela Davis - Uma Autobiografia 


Imprescindível a leitura desta obra da ativista Angela Davis, talvez o maior nome feminino da luta pelos direitos civis na busca da igualdade racial nos EUA (e no mundo) nos anos 60 e 70. Um exemplo raro de sobrevivência, se lembrarmos de Malcom X, Martin Luther King e Medgar Evers, para ficar nos mais famosos que foram assassinados.
Este livro abrange o período de seus estudos com Herbert Marcuse e a Escola de Frankfurt, as prisões, seus contatos com os Panteras Negras e outras associações que buscavam a igualdade entre negros e brancos; também, a de gênero.
Denunciou as péssimas condições nas prisões e mais ainda, às mulheres negras prisioneiras. 
Apresenta relatos sobre os julgamentos seu e de outros de grande repercussão como aquele que ficou conhecido como o dos Irmãos Soledad.
No momento em que o mundo assiste as mortes de George Lloyd na América do Norte e de José Alberto no Sul do Brasil, este testemunho de Angela Davis escrito há mais de 40 anos, mostra que há um longo e difícil caminho para se chegar a uma sociedade igualitária e harmônica.Produzido em 1974, possui 383 páginas. É da Editora Boitempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário