segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Cinema

Welcome - Direção de Philippe Lioret 


Uma pérola de filme. O cinema francês consegue me sensibilizar mais do que qualquer outro no planeta, mais até que o brasileiro e argentino. Este é ótimo, cheio de nuances, desde a sua primeira cena até a derradeira. Possibilita muita reflexão.

Em Fevereiro de 2008, Mirko (Murat Subasi), um jovem iraquiano que mora em Londres com toda a sua família, recebe telefonema de Bilal (Firat Ayverdi), seu amigo que sai igualmente do Iraque e está em Calais na França com o objetivo de encontrar Mina (Derya Ayverdi), irmã de Mirko, sua paixão.

O que Bilal não sabe ou não tem é a dimensão de dificuldade, o fato de atravessar o Canal da Mancha sendo um estrangeiro ilegal na França. (Isto a película mostra bem com o grande número de refugiados).

Bilal vai encontrar apoio e abrigo na amizade com Simon (Vincent Lindon), professor de natação, ex-atleta laureado, mas que vive modestamente e problemático pelo divórcio que para ele não está bem resolvido. Sua ex-mulher, Marion (a belíssima Audrey Dana), supõe que Simon é página virada em sua vida, já que encontrou nova parceria.

Simon não imaginou os obstáculos que Bilal vai encontrar á medida que a união deles é conhecida e desaprovada por mais pessoas e pelo sistema. O menino quer apenas aprender a nadar e se preparar bem para chegar a Londres nadando. Tarefa cada vez mais distante.

O que chama a atenção nesta obra é a concisão dos vários eventos, toda a cena traz lições para o espectador. Tudo é aproveitável.

Produzido em 2009. Tem 116 minutos.

Segue o trailer:



Um comentário: