domingo, 30 de maio de 2021

Literatura


Dica de Leitura

Torto Arado - Itamar Vieira Júnior  


Magnífica obra de um autor contemporâneo que chegou para ficar entre os grandes escritores brasileiros.
Este livro que escolho, é o de maior repercussão na sua produção literária.
Trata-se de um libelo contra a situação de pobreza, exploração que boa parte do Nordeste segue sendo vítima. É igualmente, uma prova de resistência e luta permanente dessa população quase toda formada por negros, perante este quadro que atravessa séculos no Brasil.
É a história de uma população de um rincão baiano, Água Negra, onde se sobressaem as vidas das irmãs Bibiana e Belonísia, que são unidas de forma permanente, embora, às vezes, distantes fisicamente, à partir de um incidente com a faca de sua avó, que as mutila, trazendo consequências irremediáveis nas suas trajetórias.
É também a narrativa de Zeca Chapéu Grande, pai delas, que recebia entidades espirituais africanas; de Donana, a avó, que por ser parteira, tem o respeito de todos os moradores; de Salu, a mãe, de Severo, o jovem que vai se envolver com o sindicato em busca da justiça social. De tantos outros personagens, que constroem um narrativa emocionante, de descendentes de escravos, que trabalham a terra com o respeito que ela merece, mas, com a produção sendo entregue a proprietários distantes e indiferentes ao quadro vigente.
Um dos melhores livros que li neste ano.
Possui 250 páginas, é da Editora Todavia. Lançado em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário