domingo, 14 de novembro de 2021

Literatura

 Dica de Leitura


Drama das Coxilhas - Roque Callage


Livros encontrados sobre Roque callage o drama das coxilhas | Estante  Virtual

O santa-mariense Roque Callage viveu pouco tempo, morreu com pouco mais de 40 anos. Era um jornalista auto-didata muito atuante, deixando uma obra densa sobre o período em que viveu. Escreveu sobre o presente gaúcho. Num desses livros, o que posto hoje, ele narra sobre a luta fratricida conhecida como Revolução Federalista de 23 ou Chimangos x Maragatos.

Callage exatamente naquele ano, escreve essa obra francamente ostensiva ao governo despótico de Borges de Medeiros, um chimango, que visava se perpetuar no poder através de fraudes nas eleições; Callage chegou a ser preso por pouco tempo.

Como em 1893, três décadas antes, quando os chimangos eram conhecidos como pica-paus, os maragatos desafiaram o governo republicano; desta vez, liderados por Assis Brasil. É esse ambiente que Callage unilateralmente, captura e expõe relatos de fatos importantes como o morticínio de Boi Preto, local próximo à cidade de Palmeira das Missões, onde quase 300 maragatos foram degolados, "porque o inimigo não se poupa" como disse importante líder governista. Ninguém teve destino diferente nesta pugna pelo lado de oposição.

Em 15 crônicas, Callage deixa histórias tristes, mas bem contadas desse segundo episódio sangrento do extremo sul do Brasil.

São 150 páginas, a Editora é a Monteiro Lobato & Co. Como escrito anteriormente, é de 1923. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário