sábado, 29 de janeiro de 2022

Literatura

 

Dica de Leitura

O Picapau Amarelo - Monteiro Lobato


Discussões à parte sobre o pensamento do escritor, analisando apenas esta obra de Monteiro Lobato, realmente, trata-se de um clássico da literatura infanto juvenil com personagens criados pelo autor como a boneca de pano Emília, o Visconde de Sabugosa, na origem um sabugo de milho, o rinoceronte Quindim, o burro Conselheiro, o Marquês de Rabicó, um porquinho, associados aos humanos Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho e Narizinho (Lúcia).
Neste livro, Dona Benta, dona do Sítio do Picapau Amarelo, recebe cartinha do Pequeno Polegar, informando que o mundo da fábula tinha intenção de se mudar para lá. Seriam os gregos, romanos e suas lendas, também, Peter Pan e sua "troupe", Dom Quixote, Branca de Neve e a turma toda; enfim. até Pégaso, o cavalo alado para lá, se mandou. 
Dona Benta tem, então, que adquirir dois sítios vizinhos ao seu para acomodar tanta gente e criar castelos, oceanos, etc...
Mesclando toda essa turma em 28 capítulos, esta obra de Monteiro povoou a imaginação de várias gerações brasileiras e seguirá, certamente.
Lançado em 1939, o meu exemplar é novo, da Editora L& PM. Possui 224 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário