sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Literatura

Dica de Leitura

 De Pernas pro Ar - Eduardo Galeano

 Como menciono no meu perfil, Galeano é o meu autor preferido; às vezes, tenho até receio de ler as suas obras que tive contato na saída de minha adolescência, ingresso na universidade, quando a chama rebelde está no seu momento máximo. Foi nesse período que li "As Veias Abertas..." e me encantei com o texto, bem como, a presença da tristeza de pertencer a um mundo tão cruel como este lado do planeta, a América.

Na obra lançada em 1971, o passado escancarado deveria servir de exemplo para o que a Humanidade deveria evitar no presente e futuro, porém, quase três décadas depois (1999), Galeano com este "De Pernas para o Ar", traz à luz mais e mais situações idênticas ou próximas da dominação que o continente americano experimentou e segue sendo vítima. 

 Dividido em cinco temas/capítulos: A Escola do Mundo ao Avesso, Cátedras do Medo, Seminário de Ética, Pedagogia da Solidão e A Contra-escola; o livro é revelador no desequilíbrio da sociedade, apontando os meios utilizados pelos "donos do mundo", ou seja, a forma, o seu  metamorfosear para manter a hegemonia desequilibrante do mundo.

Deixo abaixo, um excerto desta obra-prima:

 "O mundo ao avesso nos ensina a padecer a realidade ao invés de transformá-la, a esquecer o passado ao invés de escutá-lo e a aceitar o futuro ao invés de imaginá-lo: assim pratica o crime, assim o recomenda. Em sua escola, escola do crime, são obrigatórias as aulas de impotência, amnésia e resignação. Mas está visto que não há desgraça sem graça, nem cara que não tenha sua coroa, nem desalento que não busque seu alento. Nem tampouco há escola que não encontre sua contra-escola.”

 É da Editora L&PM, possui 369 páginas. Como escrevi acima, é de 1999.

Imperdível. Até para discordar dele, se for o caso.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário