domingo, 23 de outubro de 2022

Cinema


Athena - Direção de Romain Gavras 


Filme pesado, dirigido pelo filho de Costa-Gavras, Romain, que trata de um tema bem atual na Europa, em especial, na França, ou seja, a situação da população periférica oriunda das antigas colonizações francesas no norte da África, no caso, descendentes de argelinos que moram no conjunto habitacional Athena, um reduto fortemente armado, que virou uma praça de guerra, após a morte de Idil, um menino de 13 anos, irmão de dois personagens principais da trama: Abdel (Dali Benssalah), um policial com influência na comunidade e Karim (Sami Slimane), o líder dos revoltosos, principalmente, porque o assassinato do caçula é atribuído a três policiais e, lógico, precisam pagar por isso.

A polícia tenta e depois de iniciativas frustradas, avança, conseguindo penetrar no condomínio, mas a ideia de rendição dos moradores, não se concretiza, até porque outros bairros semelhantes vão tomando a mesma postura em Paris.

O pânico em os velhos moradores e crianças está presente em toda a película e o clímax atinge, quando um policial (Anthony Bajon) fica desacordado e é preso pelos revoltosos. Abdel é convocado para tentar libertá-lo, pois há uma versão de que os assassinos verdadeiros seriam extremistas de direita que utilizaram a indumentária policial. Além disso, surge outro personagem morador do Athena, Sebastién (Alexis Manenti), que se revela um cara "fora da casinha" disposto a explodir o prédio.

Abdel vai ter que superar todos esses obstáculos, cada vez mais pressionado pela polícia e a indignação de seus familiares por tentar resgatar o policial cativo.

Produzido em 2022, possui 96 minutos. Segue o trailer oficial:




Nenhum comentário:

Postar um comentário