terça-feira, 6 de junho de 2023

Cinema


O Homem de Kiev - Direção de John Frankenheimer 

Uma obra impactante, talvez, a melhor de Frankenheimer, que se baseou em livro de Bernard Malamud chamado The Fixer, o título original da película, inspirado em fatos reais, aliás, ganhador do prêmio Pulitzer.

Iakov Bok (Alan Bates), um judeu, separado da esposa infiel, sai do ghetto e se depara com uma ação das Centúrias Negras, grupo militar que persegue os judeus não cadastrados. Vale informar que o período é anterior à Revolução Russa de 1917. Iakov é colhido por um velho alfaiate, que lhe dá abrigo, mas logo é aconselhado a tentar sair, pois suas chances de sobrevivência eram boas, já que não possuía características físicas de um semita.

Ao salvar a vida de Lebedev (Hugh Griffith), um rico, que bêbado, fatalmente morreria de frio no meio da neve de Kiev, hoje, capital da Ucrânia, ele, como recompensa, é ajudado em troca de serviços de reformas nas propriedades do velho e a situação parece melhorar, quando a bela filha (Elizabeth Hartman) deste "goi", se apaixona. Iakov, sabedor do ódio do pai por judeus, tenta esconder essa condição, porém, ao rechaçar o sentimento da jovem, atrai sobre si a ira dela que o denuncia por tentativa de estupro.

Aí, a história revela as principais temáticas que são o antissemitismo, as injustiças e o processo de construção de culpados, que não perdoa até o defensor publico Bibikov (Dirk Bogarde).

O personagem Iakov vai penar na prisão, sempre levado a confessar  crimes que não cometeu, como o citado estupro e a morte de um menino. 

Ele sofre pressão da justiça, do governo czarista, da igreja e até, da ex-esposa Raisl (Carol White), usada pelos acusadores com uma das últimas tentativas de legitimar a ação, caso, Iakov renunciasse às suas convicções, mesmo quando os verdadeiros culpados dos crimes atribuídos a ele, são encontrados. As denúncias vão variando à medida que as mais antigas vão se desmanchando.

Um filme pesado, mas grandioso. Um clássico.

Produzido em 1968, possui 132 minutos.

Segue o trailer:







Nenhum comentário:

Postar um comentário