terça-feira, 25 de julho de 2023

Literatura

Dica de Leitura

A Hipótese Humana - Alberto Mussa 

A história se passa na metade do Século XIX na cidade do Rio de Janeiro, mais exatamente no lugar chamado Catumbi, onde, numa chácara, Domitila é encontrada morta em seu quarto pelo seu pai. Ele viu um vulto fugindo, tenta atingi-lo com tiros, não consegue, ao mesmo tempo ordena a alguns de seus criados, que saiam à caça do suspeito, ação que resulta em fracasso.

Diante disso, o pai contrata o mulato Tito Gualberto, agente secreto policial, mestre na capoeira, para solucionar o crime.

O grande mérito da obra de Mussa, além do mistério que envolve enredos policialescos, é apresentar o Rio de Janeiro da época, demostrando que o autor fez uma pesquisa acurada do período.

O envolvimento anterior afetivo de Tito com Domitila, pode levar o leitor para uma dedução fácil, fato que aumentará a surpresa do final inesperado.

A Hipótese Humana é o quarto livro da proposta de cinco, que Mussa aproveitar para épocas diferentes da antiga capital do Brasil, porém, sem o impeditivo de ler cada um deles independente de ordem ou conexões entre eles.

A Editora é a Record, lançado em 2017, possui 175 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário