segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Cinema

Minha Esperança é Você - Direção de John Cassavetes 


Obra sensível que já tem 77 anos, deste diretor (John Cassavetes) que se notabilizou por trabalhos independentes, porém, realizou este pela United Artists.
O drama começa quando o pai (Steven Hill) deixa Reuben (Bruce Ritchey), seu filho, numa escola para alunos portadores de deficiências mentais, instituição comandada por Dr. Clark, um psicólogo duro, porém, justo, interpretado por Burt Lancaster. 
Poucos minutos passados, a película mostra a chegada de uma nova professora, mais exatamente, uma pianista, vivida por Judy Garland (Srta. Hansen), que traz um passado de decepções e busca nesta escola, um sentido de vida, ainda que sem experiência neste tipo de empreitada.
Ted, o pai e Sophie (a bela Gena Rowlands) não conseguiram aceitar a deficiência do filho e acabaram se separando, com a mãe levando a filha menor, casando novamente.
O que se vê logo adiante é a afeição rara de Reuben pela professora Jean Hansen, fato que recebe a desaprovação do diretor, pois vê nisso, um provável problema para os demais alunos da instituição pela forma especial de tratamento, gerando desigualdade.
Jean acaba sendo deslocada para outra ala do colégio, desencadeando um retrocesso na adaptação de Reuben, logo, quando ele apresentava progressos.
Jean, aborrecida,  descumpre as ordens de Clark, pois resolveu avisar a mãe, Sophie, que seu filho estava doente na escola, desta forma, imaginando tocar a sensibilidade dela.
O encontro de Sophie com Reuben se revelou desastroso para todos, fazendo com que o diretor tomasse medidas fortes que atingiram a nova professora.
O filme, inicialmente, foi um fracasso de bilheteria, mas o tempo tratou de corrigir esta má interpretação, pois o seu ineditismo no trato do tema é saudado até hoje, também, porque contou com a participação de reais crianças com deficiências mentais do Hospital Pacífico de Pomona, Califórnia.
Bom lembrar que o projeto foi iniciativa do diretor Stanley Kramer, famoso por abordar temas delicados como este e outros como racismo.
Produzido em 1946, possui 102 minutos.
Segue o trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário