domingo, 13 de agosto de 2023

Literatura

Dica de Leitura

O Drible - Sérgio Rodrigues 

O autor dá um drible nos leitores na arrancada narrativa, quando descreve minuciosamente, o lance genial de Pelé diante de Mazurkiewicz, goleiro uruguaio de ascendência polonesa, na Copa de 70 e como o Rei, ele quase consegue ludibriar por completo, porque logo, a trama desvia para Neto, um revisor de livros de autoajuda, filho de Murilo, famoso cronista esportivo, com quem tem uma relação fria e ressentida.

Há uma tentativa de reaproximação do velho com o seu rebento único, pois se diz doente. Neto, então, o procura e do encontro, ele sonha com uma reconciliação, o reconhecimento de quanto Murilo fora um mau pai; no entanto, esse segue desfilando histórias de futebol, repetindo a fase em que viviam juntos, aumentando o rancor do filho.

Numa dessas histórias, aparece a figura de Peralvo, um mulato nascido na mesma cidade de Neto e, segundo se dizia, fora melhor do que Pelé, pois seus poderes paranormais, faziam com que antecipasse as ações ante seus adversários, mas dom que se revelou fatal para a sua curta carreira.

Além dessa, há também uma misteriosa, que envolve o pai e o sombrio período da ditadura militar no país.

Não se trata de uma obra sobre o futebol, porém, ele está presente em quase todas as passagens do livro, sendo um importante personagem.

Lançado em 2013, o meu é da Editora Companhia das Letras. Possui 224 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário