domingo, 7 de janeiro de 2024

Literatura

Dica de Leitura

Aeroporto - Arthur Hailey


Resolvi ler este best seller, após rever o filme Aeroporto, que deu origem a várias sequências. A película é de 1970.
O livro é de 1968, ou seja, em seguida, ele teve a trama vertida para a tela grande.
Passa-se durante um inverno fortíssimo nos EUA,  no caso, mais exatamente em Chicago, tendo como cenário, o Aeroporto Internacional Lincoln.
O enredo é interessante, porque, a história, tanto no livro, quanto no filme, porque ele (enredo) se desenvolve mais da metade, antes do avião em questão, decolar.
São situações diversas, que tem como personagens, pessoas que estão ou estarão ligados ao vôo que sai de Chicago para Roma. Nelas se incluem o romance do comandante Demerest com a principal comissária de bordo, a inglesa chamada Gwen, o administrador do Aeroporto (Mel), seu envolvimento com uma das funcionárias, Tânia, e a relação frágil com sua esposa, Cindy e filhas.
Há o rude italiano Joe Patroni com seu inseparável charuto designado para a missão de liberar a única pista possível de aterrissagem projetada para aeronaves de maior porte. Tarefa que se apresenta como quase impossível no prazo que lhe foi dado.
Também, o falido e desesperado passageiro, D. O. Guerrero, que ocupará um lugar entre os passageiros, exatamente ao lado da velhinha de nome Ada, que tem histórico de viagens como clandestina. Sua esposa Inez, somente descobre a sua intenção de suicídio e de deixar um seguro de vida para ele, uma hora antes da decolagem do voo rumo a Roma.
Há diferenças entre o filme e o livro, no caso, entendi como positivas as mudanças, que dizem respeito a cortes de algumas situações na película, que achei dispensáveis no texto de Hailey.
De qualquer forma, é uma aula de construção de um romance com muitos personagens que ficam bem "amarrados" num espaço de tempo que dura apenas 7 horas num ambiente praticamente único.
O meu exemplar é do Círculo do Livro e possui 449 páginas. Repetindo, a primeira edição é de 1968.


Nenhum comentário:

Postar um comentário