domingo, 4 de agosto de 2024

Sergio Leone - O Italiano que inventou a América -

 Direção de Francesco Zippel 

Muito bom documentário sobre Sergio Leone, cineasta italiano que revolucionou o gênero western e recuperou economicamente, o cinema italiano, que na década de 60 passava por uma crise imensa.

Felizmente, a sua obra recebeu reconhecimento, ainda que à época, o western-spaghetti, como foi chamado, fosse considerado um sub-gênero, uma obra depreciada.

Leone desde o berço respirava cinema, pois seu pai, Vicenzo, também conhecido como Roberto Roberti e a mãe, Bice Waleran, eram respectivamente, diretor e atriz. Ele, desiludido, se afastou de seu ofício, devido a perseguição, que sofreu dos fascistas. Sergio não desistiu e virou um grande nome da sétima arte, de certa forma, realizou os desejos de Vicenzo.

Sua produção revolucionária tem títulos como Por um punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito (O Bom, O Mau e o Feio) e principalmente, Era uma Vez no Oeste, que redefiniram o faroeste. Além de Era uma vez na América, realizada em 1984, tão poderosa obra, quanto O Poderoso Chefão, de Coppola.

Este documentário contem depoimentos de grandes expoentes do Cinema que recebram influência de Leone, como Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Frank Miller, Steve Spielberg, Giuliano Montaldo, Giuseppe Tornatore, Bernardo Bertolucci, Dario Argento, Damien Chazelle, Darren Aronofsky, Jennifer Connelly, Robert de Niro, Clint Eastwood, Eli Wallach, Enio Morricone e muitos outros. mas o ponto alto dele são as imagens e suas descrições de como foram feitas.

Produzido em 2022, possui 107 minutos.

Segue o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário