domingo, 23 de fevereiro de 2025

Música

 

Leno e Lilian - Leno e Lilian


Morreu ontem, 22 de fevereiro, uma das musas do movimento chamado Jovem Guarda, liderado por Roberto e Erasmo Carlos + Wanderleia. Foi um fenômeno cultural que abrangia música e comportamento, em especial, dos jovens. Uma ruptura no que se vinha fazendo no país e, de certa forma, antecipando a descoberta dos Beatles pelos brasileiros pelas versões das obras dos Fab Four.

Uma das duplas mais famosas era Leno e Lilian. Vale lembrar que o potiguar Gileno Azevedo, que cedo mudou-se para Copacabana, RJ, faleceu há cerca de 3 anos e agora, aos 76 anos, falece a eterna parceira musical, ainda que tenham trilhado caminhos diferentes há várias décadas.

Deixo algumas músicas do disco de estreia (1966), que está entre os melhores do movimento musical que a dupla ajudou a construir. Lilian possuía 18 anos à época.








quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Cinema

Em Nome da Lei - Direção de Pietro Germi

Um clássico do neo realismo do cinema italiano, filmado em preto e branco, com a curiosidade de ter em seus roteiristas, dois futuros mestres da direção, casos de Federico Fellini e Mario Monicelli.

A história se passa em Capodarso, uma pequena vila da Sicília, reduto da máfia, quando o jovem juiz Guido Schiavi (Massimo Girotti) está à espera de quem o leve até lá. No mesmo local, Guido encontra o antigo juiz, Pisani, que vai embora e deixa o recado de que ele não será bem recebido, por isso, ele está se mudando.

Guido não se intimida e, logo, vê o tamanho da bronca que vai encarar, porque todos na cidade (ou quase isso) ficam incomodados pela sua chegada. O dono da cidade, o corrupto Barão Lo Vastro (Camilo Mastrocinque), que vê nele uma ameaça à sua influência, já que tem problemas com os trabalhadores, no momento em que fechou a mina, única possibilidade de emprego para a maioria da população ativa.

Também o chefe local da máfia, Passalacqua (Charles Vanel), o quer longe dali, a partir do momento em que investiga o assassinato de um dos homens do Barão, numa espécie de justiciamento ou revide.

Guido recebe apoio apenas do Comissário (Saro Urzi), do jovem Paolino (Bernardo Indelicato) e, discretamente, da esposa do barão, Teresa (Jone Salinas), que será seu par romântico na trama.

O juiz fica isolado, recebe um superior de Palermo (capital da Sicília), que sugere a sua renúncia e transferência, mas, inclinado a aceitar, um fato novo o faz recuar e resolver combater as adversidades do vilarejo.

Um clássico como forte crítica social, onde nele, assim como muitos heróis dos faroestes norte-americanos, o personagem principal na maioria do tempo, está solitário.

Produzido em 1949, possui 101 minutos.

Segue o filme:












 


domingo, 16 de fevereiro de 2025

Cinema

Conclave - Direção de Edward Berger 

Excelente filme que concorre ao Oscar na principal categoria, além de boa trama, interpretações corretíssimas de Ralph Fiennes (Cardeal Lawrence), Isabela Rosselini (Irmã Agnes), Stanley Tucci (Cardeal Bellini), John Lithgow (Cardeal Tremblay), Sergio Castellitto (Cardeal Tedesco) e Carlos Diehz (Cardeal Benitez) e outros.

A história começa com a morte do Papa e a chegada de Lawrence para coordenar a eleição do sucessor. Logo, se vê que a escolha não será tão pacífica e leal, como se espera numa comunidade como a religião católica.

Há tramas que vão sendo desvendadas e, desta forma, a decisão é postegarda por vários pleitos, pois quem, à princípio, desponta nas votações, acaba sendo descartado pelas revelações nada santas dos candidatos.

O final surpreende e a escolha recai e "cai" no colo do espectador de forma inusitada.

É forte candidato ao prêmio.

Produzido em 2024, possui 120 minutos.

Segue o trailer oficial:



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Literatura

Dica de Leitura

Antes que eu queime - Gaute Heivoll 


Recém li esta obra do norueguês Gaute Heivoll, que trata de um episódio verídico em seu país em 1978, num vilarejo ao sul chamado Finsland, no ano de nascimento do autor do livro.

Começa com um incêndio na casa de moradores humildes, que, a princípio, é acidental, porém, logo, outros ocorrem e para os leitores, as suspeitas fortes desde as primeiras páginas recaem em um jovem e aí, a história fica mais interessante, porque a curiosidade anda paralela à trama, isto é, quando os demais personagens saberão do psicopata, de que forma isto se revelará, já que as pistas e indícios são poucos para formalizar uma prisão?

Para quem gosta de futebol, os crimes vão ocorrendo conjuntamente com o desenvolvimento da Copa do Mundo da Argentina e o autor/narrador vai acompanhando os jogos.

Lançado em 2010, possui 253 páginas. A editora é a L&PM.




.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Galeria

Galeria 

Jodie Turner-Smith nasceu em 07 de setembro de 1986, em Peterborough, Inglaterra. Alguns de seus filmes são: Queen & Slim (Queen & Slim-2019), After Yang (After Yang-2021) e Ruído Branco (White Noise-2022).

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Música


Vital Farias - Vital Farias 


Com tristeza, eu recebi a notícia do falecimento deste excepcional artista brasileiro nascido em Taperoá, Paraíba. Morreu, ontem, aos 82 anos. Possuo os três primeiros trabalhos dele, ainda em elepê. Já havia postado o excelente (e meu preferido) segundo álbum de 1980, vide Taperoá.

Vital fez também, a trilha sonora do clássico O Homem que virou Suco.

Seguem faixas do disco de estreia (1978):













quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Música

Exodus - Bob Marley 



Bob Marley, neste 6 de fevereiro, completaria 80 anos. Escolhi este álbum para fazer uma singela homenagem.
Segue o álbum:



Cinema


Navajo Joe - Direção de Sergio Corbucci 

Prosseguindo as postagens de dois filmes com temáticas semelhantes, assim como cenários idênticos (Almeria, Espanha) e com atores ainda em busca de afirmação como protagonistas, esse Navajo Joe mostra Burt Reynolds como o personagem título, que sofre com os brancos por ser mestiço, um indígena, que tem a sua família dizimada por uma quadrilha liderada por Duncan (Aldo Sanbrell) atrás de escalpos dos índios que serão vendidos.

Joe pretende vingar-se, aguarda o melhor momento e ele acontece, quando prostitutas que sofreram violência do bando de Duncan ajudam o navajo, mas é Estella (Nicoleta Machiavelli), igualmente mestiça, e Chuck (Nino Imparato), uma espécie de bobo da corte da cidade, que darão sustentação e cobertura ao navajo.

Esta obra, além de inspirar Chato's Land (1972), também mostrou-se uma forte influência do diretor a Quentin Tarantino, que o homenageou em Django Livre, inspirada na obra-prima do faroeste spaghetti, Django, de Corbucci.

Em Bastardos Inglórios, há uma cena "chupada" deste Navajo Joe, quando o personagem de Brad Pitt marca o rosto de um nazista à faca.

Sergio Corbucci, ao lado de Sergio Leoni e Duccio Tessari, é considerado um dos fundadores deste gênero que recuperou o cinema italiano na década de 70.

A trilha sonora é de Ennio Morricone.

Produzido em 1966, possui 93 minutos.

Segue o trailer:




quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Cinema


Renegado Impiedoso - Direção de Michael Winner 

Esta postagem e a seguinte guardam muitas semelhanças, quais sejam: obras filmadas na Espanha com dois atores em ascensão, que estavam em busca do estrelato definitivo, dois personagens mestiços, um apache, outro navajo, onde ambos sofrem injustiças e lutam praticamente sós em busca de vingança diante do mundo preconceituoso dos brancos no velho oeste norte-americano.

O primeiro filme apresenta Chato (Charles Bronson) sendo desafiado por um branco que não o aceita num Saloon, bebendo, enfim, se comportando como um branco civilizado. 

Chato se defende, após o desconhecido sacar a arma. Foge e, imediatamente, os homens daquela cidade se reúnem para caçá-lo, já que o executado era o xerife.

Liderados por Quincey (Jack Palance), um ex-oficial dos Confederados, treze homens saem a perseguir o rebelde. Mas Chato é astucioso e os puxa para o território apache, onde conhece cada detalhe daquela região e, pouco a pouco, dizima o bando, que nesta caçada, violenta e tortura a mulher dele (Sonia Randan).

No elenco estão também Richard Jordan, Richard Basehart, Ralph Waite e James Whitmore.

Bronson e o diretor Winner fariam a franquia Desejo de Matar.

Produzido em 1972, possui 110 minutos.

Segue o trailer: