Le Dernier Souffle - Costa-Gavras
Em dezembro, no apagar das luzes de 2025, eu assisti à película que mais me impactou no ano. E se deu de forma positiva. Um Costa-Gavras do tamanho de suas melhores produções.
No Brasil, o filme recebeu o nome de Uma Bela Vida (na tradução literal é O Último Suspiro) e começa quando o escritor e filósofo Fabrice Toussaint (Denis Polydés), em um hospital em Boston, faz exames rotineiros, nos quais aparece uma mancha, que os profissionais recomendam avançar na pesquisa em sua volta a Paris. E é isso que ele faz.
Na França, Fabrice é apresentado ao médico Augustin (Kad Merad) e, após o primeiro impacto da confirmação da moléstia, ele é convidado a acompanhar Augustin na sua rotina de coordenador da medicina paliativa, que ele explica ser a terceira, após a preventiva e curativa, além da reabilitadora.
Trata-se de preparar o paciente para a morte. Neste momento, a história começa a apresentar uma série de eventos dessa natureza, em que desfilam ícones do cinema como Charlotte Rampling (Sidone), Angela Molina (Estrelia, a cigana), Hiam Abass (Madame Bouquet) e Karin Viard (a médica oncologista da última cena), além de Marilyne Canto (esposa de Fabrice).
Como Fabrice tem textos literários com o tema morte e está passando pelo próprio período de avaliação e tratamento, surge a possibilidade de uma produção bibliográfica em coautoria com o médico especialista que lhe trata, Augustin. Disso decorre uma série de narrativas e visitas a pacientes em fase terminal com pouquíssimas chances de sobrevivência.
Em cada personagem e seus familiares, a dupla vai desvelando as diferentes reações à chegada da morte, do inevitável fim, mas o carisma, em especial, de Augustin, nos faz pensar que a partida, se der oportunidade da reflexão, vira um acontecimento lógico e menos traumático para as pessoas idosas em sua maioria.
Sem forçar a barra no sentimentalismo, Costa-Gavras, aos 92 anos, consegue brindar seus fãs com mais uma obra-prima.
Produzido em 2024, ele possui 99 minutos.
Segue o trailer:

Nenhum comentário:
Postar um comentário