sábado, 28 de setembro de 2024

Cinema

 

Primavera de uma Solteirona - Direção de Ronald Neame

Faleceu hoje, aos 89 anos,Margaret Natalie "Maggie" Smith, extraordinária atriz inglesa. Em Dezembro, ela completaria os 90.
Maggie tem grandes personagens em sua brilhante biografia, obras como em Othello, Downtown Abbey, Harry Potter, Mudança de Hábito, Assassinato em Gosford Park, O Violinista que veio do Mar, A Senhora da Van, apenas para citar o segmento Cinema. 
Mas para mim, a primeira e mais marcante lembrança será sua atuação no papel de Miss Brodie, filme do final da década de 60, que lhe rendeu vários prêmios, entre eles o Oscar de melhor atriz.
Neste, ela é uma jovem professora numa escola de meninas da Escócia no início da década de 30. É solteira e cortejada, mas sua ideia fixa é dar atenção ao magistério. Ela é uma revolucionária, inspira as jovens e surpreende os seus pares de escola. 
Ganha admiração das alunas, em especial, de Sandy (Pamela Franklin) ao mesmo tempo, entra em rota de colisão com a diretora da instituição, Srta. McKay (Celia Johnson), evidenciado o conflito do novo versus o conservador, o velho jeito das estruturas educacionais, reflexo de uma sociedade opressora.
As lições de Miss Brodie ultrapassaram o universo das aulas para as suas pupilas.
Produzido em 1969, possui 116 minutos. Segue trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário