quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Música

Songs from the Wood - Jethro Tull 


Esta banda inglesa já tem quase 60 anos, lógico, com formações variáveis, onde o seu líder, Ian Anderson é o único fixo. Ela passeou por vários estilos, do blues, hard rock, progressivo, folk, etc... sempre com muita qualidade e ampliando a legião de fãs.

A fase folk (para os entendidos) se manifesta em três álbuns, Songs from the Wood, Heavy Horses e Stormwatch, isto é, segunda metade dos anos 70 e é a minha preferida de sua extensa discografia.

Escolhi este de 1977, o décimo da carreira, já que postei em Dezembro de 2011, o Heavy Horses.

Segue o álbum:




domingo, 15 de setembro de 2024

Música


Sereno - Vini Brum 



Vini Brum, instrumentista da melhor qualidade, participou de bandas como Rinoceronte e Poços & Nuvens, atualmente, integra a Graxelos. 

No ano passado, Vini lançou seu álbum solo, Sereno, que posto hoje. Uma maravilha.

Seguem músicas do disco:







segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Cinema


As Moças Daquela Hora - Direção de Paulo Porto


 Após o golpe militar de 64, o cinema e demais tipos de manifestação cultural, sofreram um processo de tentativa de extinção, de estrangulamento, que levou boa parte dos profissionais da área a procurar o exterior. Corria risco de vida, inclusive.

E como sobreviver artisticamente nestas condições? Os brasileiros, então, seguiram uma tendência mundial que apontava, sem esquecer dos gêneros tradicionais (inviáveis aqui) para uma gama de liberdade de exposição a nudez e cenas de sexo.

Mas aqui, uma adaptação nacional que se compunha da tríade: títulos dúbios e chamativos + erotismo + produções baratas. Ao contrário da Embrafilme, a Boca do Lixo, S.Paulo, sobrevivia sem o apoio do governo federal, ainda assim, na metade dos anos 70, a sua produção em números de filmes superou as da Embrafilme.

Essa união do pornográfico + a comédia (chanchada) possibilitou que muitos artistas de qualidade pudessem trabalhar e mais ainda, dentro da sua profissão.

Este que posto, As Moças daquela Hora traz um elenco maravilhoso, além de Paulo Porto, ator e diretor de carreira respeitável no cinema: Marco Nanini, Milton Carneiro, Carlos Eduardo Dolabella, Amândio, Ênio Santos, Lajar Muzuris, Gracindo Júnior, Lícia Magna e até a cantora Nara Leão, sem esquecer das belezas que puxavam a bilheteria, neste caso, as três atrizes, que estrelam cada um destes episódios da obra, Nídia de Paula (Mariana), Tina Luiza (Isaura) e Monique Lafond (Léa).

Produzido em 1974, possui 93 minutos e é um belo exemplar deste importante momento do cinema brasileiro, desprezado à época, mas que vem tendo o seu reconhecimento como elemento de sobrevivência e resistência aos duros anos de chumbo brasileiros.

Segue uma parte do filme:









sábado, 7 de setembro de 2024

Cinema


Antes da Queda - Direção de Dennis Gansel 

Mais uma obra impactante do diretor Dennis Gansel (A Onda), que mexe com temas cruciais perpetrados na Alemanha de Hitler. Neste caso, a Napola (Política Nacional de Educação), um órgão encarregado de formar a elite Nazista, selecionando jovens na fase de ensino anterior ao ingresso às universidades, mandados para um castelo em Allenstein, que depois do final da guerra, retornou a Polônia.

É aí que entra a história de Friedrich Weimer, um adolescente pobre, filho de operário da indústria, cujo pai não adere a onda fascista germânica. Friedrich é visto por oficial Nazi, ele é  convidado para cursar a Napola, pois mostra virtudes e potencialidades para a prática de boxe e tem características arianas acentuadas. 

Com a reprovação da família, o jovem falsifica a assinatura do pai e à noite foge em direção a Allenstein. Deixou apenas uma carta suscinta para a mãe. Sonhava com uma vida melhor para ele.

Lá, o entusiasmo toma conta de Friedrich com as boas condições e organização da escola, porém, à medida que o tempo passa, ele começa a ver que a realidade e o futuro daqueles alunos não condizem com a primeira impressão. Um processo de compreensão e amadurecimento tomam-lhe à mente, ainda que seja um aluno exemplar.

A história se passa em 1942, ano em que a Alemanha começa a ter as suas primeiras derrotas e a certeza da sua invecibilidade ser posta em dúvidas.

Um filme que lembra algumas passagens de A Sociedade dos Poetas Mortos, inclusive, com o fim trágico de alguns alunos e a insensibilidade dos que comandam a instituição.

Produzido em 2004, portanto, anterior a produção de A Onda, possui 114 minutos.

Imperdível. Segue o trailer:



quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Literatura

Dica de Leitura

Noite de Matar um Homem - Sergio Faraco 

São 12 contos que compõem essa antologia do alegretense Sérgio Faraco (vale lembrar que foi relançada acrescida de mais 4, virando 16). O seu conhecimento da vida e do linguajar do homem do campo é realmente uma riqueza na sua obra, mas o principal é a captura da natureza humana que norteia os moradores e passageiros apresentados em seus contos, aí, de várias origens, italianos, alemães, turcos e, lógico, o autêntico gaúcho que tem a sua origem num "país" imaginário, o Pampa, não apenas o rude, mas também, o habitante rico proprietário de terras e dono da política da região.

Dentre as definições desta produção literária, gostei muito a de Salim Miguel para O Estado. Ele escreveu: "Debruçando-se embora sobre o homem de sua região, seus hábitos e costumes, ele ultrapassa o mero regionalismo fotográfico para nos dar uma experiência enriquecedora a respeito do ser humano e sua destinação". Foi absoluto e certeiro.

O meu exemplar  é de 1986, ano de seu lançamento pela Editora Mercado Aberto. Possui 86 páginas.

Ótima leitura.




segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Galeria

Galeria 

Nathalie Emmanuel nasceu Nathalie Joanne Emmanuel em Southend-on-Sea, Essex, Inglaterra, no dia 02 de Março de 1989. Alguns de seus filmes são: Velozes e Furiosos 7 (Furious 7-2015), A Cura Mortal (Maze Runner-2018) e Convite Maldito (The Invitation-2022).