quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Literatura

Dica de Leitura

Atado de Ervas - Anna Mariano 

Está aqui um dos melhores livros que li nos últimos anos. A porto-alegrense Ana Luiza Mariano da Rocha Mottin, advogada, soube utilizar o dom de escrever com as memórias de infância vivida no interior de São Borja, fronteira gaúcha, e criou um romance excelente, encaixando a história no século XX, criando personagens com forte apelo psicológico, numa linguagem simples, dispensando o exagero do "gauchês", que nós do Sul compreendemos, mas o resto do Brasil estranha.

É uma narrativa familiar, de estancieiros e descendentes, que se passa basicamente entre o interior da cidade missioneira, o centro do Estado com Santa Maria e a capital do Rio Grande, Porto Alegre. Aliás, pelo sobrenome bem conhecido (Mariano da Rocha), desconfio que a autora tenha laços sanguíneos com "filhos" de Santa Maria.

Atado de Ervas traz semelhanças com a literatura de Sérgio Faraco, Assis Brasil e até, em alguns trechos, de Charles Kiefer, sem deixar de ter "vestígios" de obras de Érico Veríssimo e Roberto Bittencourt Martins, este, autor do magnífico Ibiamoré, o trem fantasma.

Para quem viveu na zona rural ou "prá fora", como dissemos por aqui ou que tirava férias escolares lá, terá lembranças vívidas deste período, além, é claro, da história do Rio Grande pela inserção de nomes e episódios relevantes do estado (e do Brasil), como os casos de Getúlio Vargas, Brizola, João Goulart e todas as escaramuças entre 1923 e 1963, período que o romance abrange.

Uma leitura "prá lá de especial", vibrante, que flui com muito gosto. O gosto de chegar ao final logo, mas, contraditoriamente, com a esperança de que a trama não acabe.

A minha edição é a sexta, que tem a autora assinando Anna com dois enes, as anteriores, Ana, apenas.

É de 2011, Editora L & PM, possui 397 páginas.

Imperdível!

domingo, 26 de janeiro de 2025

Galeria

Galeria 

Aylin Tezel nasceu em Bünde, Alemanha, no dia 29 de novembro de 1983. Alguns de seus filmes são: Breaking Horizons ( Am Himmel der Tag-2012), 7500 (7500-2019) e O Melhor Torcedor do Mundo (Wochenendrebellen-2023).

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Música

 

Papa - Salif Keita


Salif Keita nasceu no Mali (África) e, por ser albino, sofreu preconceito em seu país. Emigrou para a Costa do Marfim e, em 1984, se radicou na França, em Paris. Está com 75 anos.

Escolhi este álbum, que é o oitavo e tem o clássico Tomorrow, incluído no filme Ali, estrelado por Will Smith, além da irrepreensível e tocante Papa. É de 1999.
Segue o disco na íntegra:



sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Música


Acoustic - Tiken Jah Fakoly 



Realizado em 2024, Acoustic é um arrebatador álbum do Costa-marfinense, nascido em 1968, que tem como característica principal o ativismo político, que já lhe custou ficar no exílio e ser persona non grata em países governados por ditadores.
Segue o disco na íntegra:



domingo, 12 de janeiro de 2025

Cinema


Joan Baez - I am a Noise 

 Direção de Miri Navasky, Maeve O' Boyle e Karen O' Connor 

É documentário para fãs e nesse ponto ele acerta em cheio, pois traz farto material de vídeos caseiros e fotos, desde a infância e, lógico, até as filmagens recentes.

É raro encontrar registros deste gênero, onde o artista nascido na década de 40 se vê na tenra idade através de filmes. Isso ocorre com Joan e sua família, pais, as irmãs Pauline e Margarita (Mimi), pela boa condição social de Alberto Baez, um mexicano, professor universitário, e da mãe, Joan, uma escocesa, descendente de duques.

Entremeando essas imagens antigas com depoimentos atuais, Joan desfia a relação com os pais, as irmãs, todos envolvidos com causas políticas (há cenas das passeatas ao lado de Martin Luther King Jr.), o patrulhamento sofrido por todos, a discriminação racial pelo fato de serem de origem latina. Os diversos locais da Europa e Estados Unidos, onde moraram por força das atividades de Alberto, e, principalmente, o desenvolvimento forte da consciência pelas lutas sociais.

Não poderia faltar a sua relação com o então jovem Bob Dylan, que, após a excursão deles à Inglaterra, determinou o rompimento e a frustração da cantora.

O casamento com David Harris e o nascimento de Gabriel, que se tornou membro da atual formação da banda de Joan, também mereceram destaque em sua narrativa.

A vida de Joan é um exemplo de quem andou sempre desafiado a decisões iminentes e resistiu bem, mantendo-se equilibrado, embora o custo psicológico submetido.

Produzido em 2023, possui 113 minutos.

Segue o trailer:









quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Cinema

Snerting - Direção de Baltasar Kormákur 


Snerting em islandês significa "Contato" e é bem coerente com a busca de Christopher, vivido por dois atores, Egill Oláfson, idoso, e Pálmi Komárkur, na idade de estudante universitário, pelo seu amor japonês, Miko (Koki), vivido no final dos anos 60 em Londres.
 
A história é contada em dois tempos, com idas e vindas, sem que se perca a noção da trama. Um deles é o do início da pandemia da Covid, quando Christopher, já com 75 anos, residente em seu país de origem, resolve enfrentar os fantasmas do passado e entender o porquê da ruptura do namoro, a fuga intempestiva de Miko e seu pai, em 1969, retornando para o Japão, e a perda de contato que já dura meio século.
 
A sua busca começa por Londres e, a cada local revisitado, lembranças fortes vêm à sua mente e, evidentemente, isso, proporciona ao espectador uma história bonita, sensível e até verossímil.
 
Aprofundar-se nos detalhes do filme aqui só vai tirar a surpresa da bela narrativa deste romance que começa nos vinte anos de Cristofer e Miko e permanece na mente dele na fase outonal do personagem principal.
 
Melhor é acreditar no que segue: uma obra-prima do mesmo diretor da série islandesa, Trapped.
 
Produzido em 2024, possui 121 minutos. Ganhou o nome de Touch na língua inglesa.
 
Segue o trailer:







terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Música


Live in Vegas - Elvis 



Este 8 de Janeiro marca a data em que Elvis completaria 90 anos. Na verdade, completa, porque ele está muito vivo na história e na memória da música mundial. Sem ele, o Rock'n'Roll não atingiria a proporção que alcançou na década de 50 na sua fase inicial.
Se há dúvidas quanto à paternidade do gênero, a popularização do Rock é quase exclusiva dele, o jovem nascido em Tupelo, Mississipi.
Para homenageá-lo, posto um dos melhores álbuns de Elvis, o ao Vivo em 26 de Agosto de 1969, Vegas, Nevada.


 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Literatura

Dica de Leitura

Sonny Boy - Al Pacino 


Toda autobiografia é passível de frustar o leitor, algum leitor, porque, quem busca este gênero, de modo geral, tem diferentes expectativas.

No caso desta, a de Al Pacino, eu gostei. Poderia ser mais "intensa"? Sim, mas, a obra trata de um dos maiores atores de todos os tempos, então, muita coisa pode ter ficado de fora. No entanto, em suas linhas estão a infância vivida no Bronx, Al e seus parceiros de pequenos delitos, o afastamento do pai, a relação forte com os avós, especialmente, os maternos e a mãe, que num ponto essencial de sua vida, o livrou do destino de seu amigos mortos pelo uso de drogas e todas as etapas de sua vida frenética e bem-sucedida.

Tem o início no teatro, onde Pacino demonstra que ele era a sua verdadeira "praia". Depois, a incursão pela sétima arte, os namoros com grandes colegas de trabalho como Jill Clayburg, Tuesday Weld, Diane Keaton e, mais tarde, Kathleen Quinlan e Beverly D'Angelo, entre outras. a boa relação com seus filhos de diferentes idades e mães.

Al Pacino faz incursões, às vezes, mais, às vezes, menos claras, de seus filmes, as dificuldades no trato com certos diretores, sucessos e fracassos, o prejuízo financeiro com o golpe realizado pelo seu contador, o que lhe obrigou a aceitar papeis e eventos, que em outra situação, seriam descartados sem grandes indecisões.

No geral, eu gostei. O livro me possibilitou à medida que eu avançava na leitura, rever alguns filmes interessantes como Serpico, ... E Justiça para Todos e Um Dia de Cão, por exemplo.

É da Editora Rocco, lançado em 2024, possui 352 páginas.

Uma boa sugestão.





sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Galeria


Galeria 

Giulia Boschi nasceu em Roma, Itália, no dia 17 de Dezembro de 1962. Alguns de seus filmes são: O Siciliano (The Sicilian-1987), Noite Italiana (Notte Italiana-1987) e Chocolate (Chocolat-1988). 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Música


Journey to Dawn - Milton Nascimento 


Gravado em 1979, logo após o Clube da Esquina 2, apresenta Milton cantando em inglês, visando evidentemente, um novo mercado, embora, toda a penetração de sua obra na língua original na Europa e nos EUA.
Tem um time de músicos fantástico como Nelson Ângelo, Hugo Fattoruso, Novelli, Robertinho Silva, Naná Vasconcellos, Lô Borges, Beto Guedes, o maestro Oscar Castro-Neves, Chuck Findley e Jim Price (que produziu o álbum), além de outros menos conhecidos.
Foi o meu primeiro elepê do mineiro, adquirido, quando tinha 20 anos e cursava Economia.
Segue o clássico na íntegra: